Crianças, idosos e profissionais da saúde já podem se vacinar contra a gripe em Itabirito

A ação, que atende aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, busca atingir 90% de cobertura vacinal e evitar sobrecarga nos serviços de saúde.

COMPARTILHE:

Campanha tem como objetivo reduzir complicações e prevenir internações pelo vírus da influenza, com foco nos grupos prioritários. Foto — divulgação Prefeitura de Itabirito.
Campanha tem como objetivo reduzir complicações e prevenir internações pelo vírus da influenza, com foco nos grupos prioritários. Foto — divulgação Prefeitura de Itabirito.

A Prefeitura de Itabirito, na região central de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Saúde, deu início à campanha de vacinação contra a gripe 2025 nesta terça-feira (1º de abril de 2025). A iniciativa tem como principal objetivo reduzir complicações, internações e mortalidade causadas pelo vírus da influenza, além de garantir que os serviços de saúde do município não sejam sobrecarregados.

“É essencial que os grupos prioritários sejam imunizados para minimizar os riscos e complicações provocadas pela doença. A vacina é um importante aliado na saúde preventiva da população”, ressaltou Cleusa de Lourdes Claudino, secretária de Saúde.

Os grupos prioritários definidos para 2025 incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, pessoas em situação de rua e indivíduos com condições clínicas especiais. Caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, portuários e profissionais das forças armadas também estão entre os públicos elegíveis.

A meta de cobertura vacinal, estipulada pelo Ministério da Saúde, é de 90%. As doses da vacina estão sendo aplicadas gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h30. Para receber a imunização, é necessário apresentar um documento oficial com foto e o cartão de vacina.

A campanha teve início na mesma data em que o primeiro atendimento foi realizado, permitindo que moradores agendassem consultas futuras. A prefeitura reforça a importância da adesão à vacinação, especialmente pelos grupos mais vulneráveis à doença, garantindo a proteção coletiva e a diminuição de casos graves.

A campanha se estenderá enquanto houver demanda, incentivando todos os públicos elegíveis a se vacinarem.

COMPARTILHE:

1 comentário em “Crianças, idosos e profissionais da saúde já podem se vacinar contra a gripe em Itabirito”

  1. Pingback: Vacinação contra gripe é intensificada para públicos prioritários em Itabirito - Agito Mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

+ recomendação

Isso vai fechar em 20 segundos

Rolar para cima