A Prefeitura de Itabirito na região central Minas Gerais, e a Sociedade Beneficente São Camilo, responsável pela gestão do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), firmaram nesta quinta-feira (8 de maio de 2025) um protocolo de intenções com objetivo de viabilizar o Centro Municipal de Hemodiálise na cidade.
O acordo, assinado no Gabinete de Governo, prevê que o Município contribuirá com recursos financeiros para a construção da estrutura física dentro do hospital, que contará inicialmente com 20 cadeiras de hemodiálise. A Prefeitura também dará apoio na aquisição de equipamentos para o funcionamento do novo setor.
A parceria reforça os laços entre o Executivo Municipal e a entidade gestora do HSVP, que já resultaram em avanços importantes como a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no ano de 2023.
“Não vi igual atuação em prol da saúde de uma população como a realizada pela Prefeitura de Itabirito”, afirmou o padre Justino Scatolin, superintendente-geral da rede de hospitais da Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) no Brasil.
Segundo o prefeito Elio de Matta, o serviço de hemodiálise tem sido uma demanda constante e urgente.
“Nosso objetivo é facilitar o o ao tratamento e evitar que os pacientes precisem se deslocar para outras cidades, enfrentando o desgaste de viagens frequentes”, declarou.
Para avançar, a Sociedade Beneficente São Camilo deverá apresentar documentos como análise de viabilidade técnica e econômica do projeto. Já a Câmara Municipal terá papel fundamental ao deliberar sobre a aprovação da operação financeira que viabilizará os recursos necessários.