Na manhã desta sexta-feira (21 de março de 2025), por volta das 10h55, a Guarda Civil Municipal de Itabirito, na região central de Minas Gerais, foi acionada após denúncia anônima relatando que um veículo Fiat Strada, de cor preta, estava sendo conduzido de forma agressiva próximo ao o II da cidade e o motorista estaria ameaçando pessoas na via pública com uma arma de fogo.
A equipe da GCM realizou patrulhamento na região, localizando o veículo na BR-356, na altura do restaurante “Paraki”, e iniciando o acompanhamento. A abordagem ocorreu na Rua João Pinheiro, no bairro Santa Efigênia. O motorista, identificado pelas iniciais A.P.B., não possuía habilitação para conduzir veículos automotores.
Durante a revista no interior do veículo, os agentes encontraram:
- 1 simulacro de revólver de cor prata com cabo preto, municiado com 6 munições de airsoft;
- 6 munições adicionais de airsoft no coldre de nylon;
- pequena quantidade de substância análoga à maconha;
- 1 pino de plástico contendo substância análoga à cocaína;
- 1 pino de plástico contendo uma pedra análoga ao crack.
O condutor confessou ter consumido maconha, crack e cocaína momentos antes de dirigir. Durante a abordagem, ele apresentou sinais de alteração, como nervosismo, fala desconexa e irritação.
A voz de prisão foi dada ao motorista pelos crimes de dirigir sob influência de substâncias entorpecentes, porte de drogas e ameaça utilizando o simulacro de arma de fogo. O veículo, que estava com a documentação regularizada, foi liberado para um responsável habilitado.
O suspeito foi conduzido à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Celso Matos da Silva, na mesma cidade, para atendimento médico e, em seguida, levado à Delegacia de Polícia Civil de Ouro Preto, também na região central do Estado, para os procedimentos legais.