Durante fiscalização de trânsito na tarde desta segunda-feira (12 de maia de 2025), por volta das 12h, agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar avistaram uma motocicleta Honda/CG 160 Start, sendo pilotada de maneira perigosa nas proximidades da Escola Estadual Professor Tibúrcio, localizada na rua Rodrigues Silva, bairro Saudade, em Itabirito, região central de Minas Gerais. O veículo realizava manobras em uma roda e trafegava em alta velocidade entre os alunos.
A abordagem ocorreu no bairro Vila Gonçalo, onde o condutor, um jovem de 21 anos, tentou evadir, mas foi contido. A moto apresentava irregularidades, como a ausência de retrovisores e um dispositivo que inclinava a placa para dificultar a identificação.
Segundo informações oficiais, durante a tentativa de remoção do veículo, o condutor e outros três moradores do imóvel ofereceram resistência, trancando a moto no interior da residência e impedindo o o dos agentes. Um deles, posicionado em uma escada, obstruiu a entrada da guarnição, sendo necessário o uso de spray de pimenta para liberar a agem.
A motocicleta foi localizada nos fundos da residência e removida após o rompimento de um cadeado, já que a chave foi negada por diversas vezes. Durante a ação, os envolvidos proferiram ameaças às equipes e resistiram à prisão, sendo necessário o uso de algemas por segurança.
Todos os envolvidos aram por atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Celso Matos da Silva, na mesma cidade, e posteriormente encaminhados à Delegacia de Plantão de Ouro Preto também na região central do Estado, para as providências cabíveis. A moto foi removida ao pátio credenciado do Detran-MG.