De 10 a 13 de abril, Itabirito, na região central de Minas Gerais, recebeu a 19ª edição da Feira do Livro — um evento que, há quase duas décadas, cresce em estrutura, impacto cultural e participação popular. Com uma programação diversa e inclusiva, a feira deste ano trouxe como tema central os quadrinhos, e promoveu um verdadeiro mergulho no universo literário, artístico e audiovisual.
O tradicional Salão dos Ferroviários abrigou a exposição de quase mil livros, atraindo leitores de todas as idades. Um dos destaques foi a participação da Estante Mineira, coordenada pelo agente literário Lucas Maroca, que reuniu obras de escritores vindos de diversas regiões do estado.
“Essa cidade nos abraçou. Ficamos honrados de estar em mais uma edição aqui. Trouxemos em nosso acervo mais de 20 títulos de quadrinhos, do infantil ao adulto”, afirmou Maroca.
A programação foi organizada em parceria com a Secretaria de Cultura de Itabirito, que encantou centenas de visitantes ao longo dos quatro dias de evento.
Um dos grandes destaques desta edição foi a conexão entre literatura e cinema. O recém-inaugurado Cine Teatro Liz Bastos foi o palco de sessões gratuitas de filmes, incluindo “Flow” e “Ainda Estou Aqui”, este último estrelado por Fernanda Torres e vencedor do Oscar de Melhor Filme.
A programação também contou com atividades voltadas para estudantes e visitantes. A Biblioteca Municipal realizou visitas guiadas e ações de educação patrimonial, fortalecendo o vínculo entre o público e o acervo cultural da cidade.
As oficinas se destacaram e tiveram excelente participação. A de Escrita Criativa, ministrada pelo jornalista da Redação Agito Mais, foi um dos grandes sucessos:
“Essa oficina foi incrível e uma das que mais chamaram a atenção. Tive participações maravilhosas e todos puderam sair dali com novas perspectivas sobre escrita e literatura”, afirmou Lourenzo.
Outras oficinas de destaque incluíram:
- Criação de Personagens, com Diego Gurgel
- Quadra a Quadro: Criando Junto, com Júnia Salvador
- Desenhos de Personagens e Monstros, com Pedro Dantas
O evento também trouxe espetáculos, como a apresentação vibrante do grupo Trupe Sons do Brasil, além de momentos marcantes como a tarde e noite de autógrafos com mais de 13 autores presentes pessoalmente na feira.
A escritora e psicóloga Tânia Dias, que atuou como mediadora no bate-papo com os escritores, falou com exclusividade ao Agito Mais:
“Foi uma honra fazer a mediação junto aos escritores. Essa cidade apoia e incentiva artistas e eventos como esse, seja por meio da Feira ou de outras políticas culturais. Vi um artista fazendo caricaturas, um movimento que celebra a arte e a cultura. A organização está de parabéns. Só fico imaginando como será nos próximos anos.”
O também escritor Gabriel Almeida convidado para participação na Noite dos Escritores em Itabirito disse:
“Estou satisfeito com a oportunidade de termos espaços enquanto escritores, e aos novos que chegaram na literatura regional, tivemos até um maior publico. O tema também chamou a atenção, realizamos um varal de poesias que foi uma atividade bonita e sensível na feira. Foi uma edição mais que especial, muitas expectativas para as próximas edições. “
A Redação Agito Mais seguirá acompanhando de perto os eventos que movimentam a cena cultural de Itabirito. E já fica a expectativa para a 20ª edição, que promete ser histórica.