Primeira construção biológica de Itabirito é aberta ao público no Parque Ecológico

O espaço foi construído com a participação da comunidade, utilizando técnicas de bioconstrução e permacultura, promovendo sustentabilidade e integração social.

COMPARTILHE:

Prefeitura de Itabirito e Herculano Mineração entregam o Espaço Amaranthe, área de convivência construída com técnicas sustentáveis e materiais reaproveitados. Foto — divulgação Prefeitura de Itabirito.
Prefeitura de Itabirito e Herculano Mineração entregam o Espaço Amaranthe, área de convivência construída com técnicas sustentáveis e materiais reaproveitados. Foto — divulgação Prefeitura de Itabirito.

A manhã de quinta-feira (27 de março de 2025), marcou a inauguração do Espaço Amaranthe, uma nova área de convivência sustentável no Parque Ecológico, em Itabirito, região central de Minas Gerais. Fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e a Herculano Mineração, o espaço é um marco em bioconstrução e permacultura.

O projeto, realizado como parte do Programa Cultivar da mineradora, contou com a colaboração de uma servidora pública e dos moradores dos bairros Gutierrez e Portões. Essa união resultou no primeiro espaço biologicamente construído com a participação ativa da comunidade local.

Localizado próximo à portaria 3 do Parque Ecológico, no bairro Nossa Senhora de Fátima, o Espaço Amaranthe conta com uma construção de pau a pique, bancos feitos de materiais reaproveitados e um belo jardim vertical. O objetivo é proporcionar um ambiente que combina convivência e conscientização ambiental.

“O Espaço Amaranthe é um exemplo de como parcerias entre o poder público, a iniciativa privada e a população podem transformar nossa cidade, promovendo sustentabilidade e qualidade de vida”, ressaltou Orlando Caldeira, chefe de gabinete.

Além disso, o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Frederico Leite, reforçou a importância do projeto:

“Essa iniciativa reforça nosso compromisso com a preservação ambiental e a promoção de práticas sustentáveis, incentivando a população a se envolver na construção de espaços ecológicos”.

O novo espaço já está disponível para uso da comunidade, tornando-se um ponto de encontro que une educação ambiental, lazer e integração social.

COMPARTILHE:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

+ veja também

+ recomendação

Isso vai fechar em 20 segundos

Rolar para cima