Ouro Preto, cidade histórica e Patrimônio Cultural da Humanidade, está pronta para um dos maiores eventos religiosos de Minas Gerais. A Semana Santa 2025 ocorrerá entre os dias 5 e 20 de abril, reunindo 60 mil fiéis e turistas e marcando a tradição religiosa e cultural da cidade.
Com uma novidade para este ano, o evento contará com transmissões ao vivo de grandes emissoras religiosas e nacionais, como TV Aparecida, Rede Vida, TV Catedral e Rede Globo. A cobertura começará no Domingo de Ramos (13 de abril) com o Sermão do Encontro e segue até a Sexta-feira da Paixão (18 de abril), com o Descendimento da Cruz.
Entre os destaques da programação estão a Procissão do Encontro, que une as imagens de Nossa Senhora das Dores e Nosso Senhor dos os na Praça Tiradentes, e a confecção dos tradicionais tapetes devocionais de serragem no Sexta-feira da Paixão (18 de abril), unindo moradores e turistas em um trabalho artístico coletivo.
O secretário de Cultura e Turismo, Flávio Malta, comemorou a visibilidade nacional que o evento receberá:
“A transmissão ao vivo pela Rede Vida, TV Aparecida e outras emissoras amplia nossa tradição para um público ainda maior.”
As celebrações são promovidas pela Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, a Irmandade do Santíssimo Sacramento e a Paróquia Nossa Senhora do Pilar. Este ano, o tema “Peregrinos da Esperança” convida os participantes a viverem a fé com esperança e transformação, inspirados pelo Jubileu do Papa Francisco.
A programação completa inclui também a Via Sacra encenada na Segunda-feira Santa (14 de abril), o Ofício das Trevas na Quarta-feira Santa (16 de abril) e a Procissão do Santíssimo Sacramento, no Domingo de Páscoa (20 de abril), encerrando as festividades com renovação e alegria.
O prefeito Angelo Oswaldo destacou a mobilização da cidade para o evento: “É emocionante ver Ouro Preto envolvida e pronta para receber tantos fiéis.”
1 comentário em “Semana Santa 2025: Ouro Preto espera 60 mil fiéis e turistas para celebrações”
Pingback: Semana Santa em Ouro Preto: fé, tradição e segurança garantida pela Guarda Municipal - Agito Mais